Finanças

O Que é Remissão de Cartão? Significado e Como Funciona

Aprenda o Que Significa Remissão de Cartão

Olá, no Descomplica de hoje iremos descobrir o que é remissão de cartão e como funciona essa função, caso tenha alguma dúvida referente ao assunto, é simples, basta seguir nossas orientações abaixo e saberá tudo sobre remissão de cartão.

O que é Remissão de Cartão:

Remissão é o perdão da dívida. Se o credor perdoa a dívida, está extinto o crédito. No Direito Privado basta uma decisão do credor para perdoar a dívida. De fato, a probabilidade de ser cobrado pela remissão de um cartão de crédito depende do motivo da solicitação.

Remissão de Cartão | Como Funciona:

Saiba quais são os principais motivos e quais são as regras que se aplicam a cada caso.

  1. Segunda Via do Cartão: A segunda via do cartão é solicitada nas situações em que o original já não seja válido por perda, furto, furto ou dano causado pelo consumidor que impeça a sua utilização. Nesses casos, o entendimento é que o cliente causou a reemissão, podendo o banco cobrar taxas específicas para isso. No entanto, a cobrança da taxa deve estar prevista no contrato do cartão de crédito.
  2. Vencimento do Cartão: Outro motivo para a remissão é o vencimento. Eles têm uma data de validade (mês e ano) que vem indicadas no próprio cartão e, após esse prazo, ele deixa de ser válido. Assim, cabe ao banco emitir um novo cartão para que o cliente consiga continuar fazendo uso do crédito. Nesses casos, a instituição não pode cobrar taxas do consumidor.
  3. Falha na Leitura de Cartão ou Bloqueio: Há casos em que o cartão apresenta falhas que impedem sua leitura pelas máquinas. Aqui, o banco deve fazer uma substituição sem custo adicional. Se o cartão for bloqueado por falha de operação ou tentativa de fraude que exija sua remissão, o consumidor também não poderá ser cobrado.

Remissão de Cartão | Problemas:

Se a instituição cobrar as tarifas indevidamente, o primeiro passo é apresentar uma reclamação, solicitando a dispensa da cobrança e explicando o motivo. Registre os números de protocolo e detalhes do atendimento, pois eles podem ser usados para comprovar o contato.

Caso o pedido não seja atendido, você pode registrar uma reclamação nos órgãos competentes, como o Banco Central e o Procon. Além disso, dependendo dos danos gerados pela atitude da instituição, é possível entrar com outras medidas judiciais e extrajudiciais.

O Que é Remissão de Cartão | Conclusão:

Querido usuário esperamos que nosso artigo tenha ajudado de alguma forma e esperamos que tenha solucionado seu problema sem quaisquer dificuldade. Nossa equipe agradece sua visita.

Confira Também → Como Cancelar Compra na App Store

Artigos relacionados