Finanças

Boleto FIES e Segunda Via: Como Emitir e Atualizar a 2 Via

Aprenda Como Emitir e Atualizar a Segunda Via Boleto FIES

No Descomplica de hoje, vamos ensinar como gerar boleto FIES e atualizar a segunda via da fatura, se você tem dúvidas sobre como emitir a guia de pagamento, tirar 2 via e onde pagar, confira nosso tutorial logo abaixo e tire todas as suas dúvidas referentes ao assunto.

O Que é o FIES?

O FIES é um programa do governo brasileiro criado para oferecer ajuda financeira a estudantes universitários que não possuem condições de pagar integralmente as mensalidades de instituições de ensino privadas. O programa destina-se a estudantes de graduação com avaliação positiva no SINAES e com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Os estudantes aprovados podem obter um financiamento de até 100% do valor das mensalidades, com juros baixos e prazo para quitação após a conclusão do curso.

O objetivo principal do programa é facilitar o acesso à educação superior de qualidade para estudantes de baixa renda e contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada no país. Essa iniciativa é importante para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação e para o desenvolvimento econômico e social do país.

Boleto Fies

O boleto FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é o documento utilizado para o pagamento das parcelas do financiamento estudantil. O boleto é enviado mensalmente por e-mail e também pode ser acessado pela internet, na página do FIES.

Para realizar o pagamento, basta imprimir o boleto FIES e efetuar o pagamento em uma agência bancária, lotérica ou pela internet, utilizando os serviços de internet banking. É importante realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido para evitar a incidência de juros e multas.

Além disso, é possível utilizar o sistema de débito automático para evitar atrasos e garantir a quitação das parcelas do financiamento. O débito automático pode ser solicitado diretamente ao banco em que o estudante possui conta corrente.

Caso haja algum problema ou dúvida em relação ao pagamento das parcelas ou do boleto FIES, o estudante pode entrar em contato com a Central de Atendimento do FIES pelo telefone 0800 616161.

Como Gerar Boleto FIES?

Para gerar o boleto FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), siga as seguintes instruções:

  1. Acesse a página do FIES no site do Ministério da Educação (MEC) através do link: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal.
  2. Clique em “Entrar” e informe o seu número de CPF e a sua senha de acesso. Caso não tenha uma senha cadastrada, clique em “Primeiro Acesso?” e siga as instruções para criar uma nova senha.
  3. Após fazer o login, clique na opção “Aditamento de contrato” e selecione a opção “Aditamento de renovação”.
  4. Confirme seus dados pessoais e selecione a opção “Não” caso não haja alterações no contrato do FIES.
  5. Selecione a opção “Termos e condições do aditamento” e leia com atenção as informações apresentadas. Em seguida, marque a opção “Li e concordo com os termos e condições”.
  6. Clique em “Confirmar” e, em seguida, selecione a opção “Emitir DRI” (Documento de Regularidade de Inscrição).
  7. Por fim, clique em “Gerar Boleto” e imprima o documento para efetuar o pagamento nas agências bancárias, lotéricas ou através do internet banking.

É importante ressaltar que o boleto do FIES é enviado mensalmente por e-mail e também pode ser acessado na área de acompanhamento do aluno na página do FIES. Caso haja algum problema na emissão do boleto, entre em contato com a Central de Atendimento do FIES pelo telefone 0800 616161.

Segunda Via Boleto FIES

Caso você precise emitir a segunda via do boleto do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), siga as seguintes instruções:

  1. Acesse a página do FIES no site do Ministério da Educação (MEC) através do link: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal.
  2. Clique em “Entrar” e informe o seu número de CPF e a sua senha de acesso.
  3. Na página inicial, clique na opção “Boletos”.
  4. Selecione o mês referente ao boleto que deseja emitir a segunda via e clique em “Emitir”.
  5. O boleto será exibido na tela. Clique em “Imprimir” para gerar uma cópia do documento.
  6. Efetue o pagamento do boleto nas agências bancárias, lotéricas ou através do internet banking.

É importante ressaltar que, em caso de atraso no pagamento das parcelas, o estudante deve emitir a segunda via do boleto com as informações atualizadas, incluindo juros e multas. Caso haja alguma dúvida em relação à emissão da segunda via do boleto do FIES, entre em contato com a Central de Atendimento do FIES pelo telefone 0800 616161.

Onde Pagar o Boleto FIES?

O boleto do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou através do internet banking do banco em que você possui conta. Geralmente, os bancos mais utilizados para o pagamento dos boletos do FIES são a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Bradesco. É importante lembrar que o pagamento deve ser efetuado até a data de vencimento para evitar a incidência de juros e multas.

Conclusão do Artigo

Em conclusão, o boleto FIES é uma ferramenta fundamental para estudantes que buscam financiar seus estudos em instituições de ensino superior. No entanto, em caso de extravio ou atraso no pagamento, a segunda via do boleto pode ser facilmente gerada através do site do FIES. É importante estar atento às datas de vencimento e efetuar o pagamento em dia para evitar a incidência de juros e multas. Com essas informações em mente, os estudantes podem utilizar o FIES com mais tranquilidade e aproveitar as oportunidades de educação que o programa oferece.

Confira Também: Jovem Aprendiz Cacau Show

Artigos relacionados

error: Conteúdo protegido por direitos autorais ©